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1977 Pontiac Phantom, o último carro projetado por Bill Mitchell, um dos designers mais conhecidos da indústria automobilística

O Pontiac Phantom (também denominado General Motors Phantom e com o codinome interno “Madame X”) é um carro-conceito criado pela General Motors (GM) em 1977.

h / t: vintag.es

O Phantom foi desenhado por Bill Mitchell e Bill Davis no “Studio X” de Mitchell. Mitchell foi um designer talentoso para a GM que projetou o Cadillac Sixty Special 1938, acrescentou barbatanas aos Cadillacs 1948 e projetou os Chevrolet Corvettes 1963 e 1968. O Phantom foi concebido por Mitchell como um presente de aposentadoria para si mesmo e também foi o último projeto para seu Studio X, que havia sido reaberto para projetar o carro. As linhas do Phantom evocam os Cadillacs do final dos anos 1930 que Mitchell havia projetado no início de sua carreira.

O Phantom é um cupê fastback de dois lugares construído no chassi de um Pontiac Grand Prix. Ele consiste apenas em um invólucro de fibra de vidro e não possui um sistema de transmissão, o que o torna inoperante.

O carro foi considerado uma “expressão pessoal” de Mitchell. Ele descreveu o Phantom como “o tipo de carro que eu gostaria de dirigir”. Mitchell elaborou que “com a crise de energia e outras considerações, o carro de glamour não estaria por aí por muito tempo. Eu queria deixar uma lembrança na General Motors do tipo de carro que amo. ” Nas palavras de Jerry Hirshberg, que mais tarde se tornaria chefe de design da Nissan, Mitchell “estava travando velhas batalhas e se afastando cada vez mais de um mundo que estava sendo redefinido pelo consumismo, pelo naderismo e por uma consciência emergente do meio ambiente”.

O projeto Phantom foi inicialmente apoiado pela Pontiac, embora eles não mantivessem o suporte durante o desenvolvimento. Mitchell enviou o carro para o Milford Proving Grounds com o objetivo de impressionar o conselho de diretores da GM. No entanto, quando o vice-presidente executivo de planejamento de produto e equipes técnicas Howard Kehrl viu o carro, ele ordenou que fosse removido do campo de provas imediatamente.

Depois de projetar o Phantom, Mitchell se aposentou em 1977, ocupando o cargo de diretor da Divisão de Estilo da General Motors na época. O carro está atualmente na coleção do Sloan Museum em Flint, Michigan.

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