em

1977 Pontiac Phantom, o último carro projetado por Bill Mitchell, um dos designers mais conhecidos da indústria automobilística

O Pontiac Phantom (também dnike jordan series 06 nike air jordan 1 elevate low adidas yeezy boost 350 v2 mono ice air max 95 sale jordan retro 4 completini intimi molto sexy adidas boost 43 custom nhl hockey jerseys yara ellen wille dallas cowboys slippers mens custom dallas stars jersey iwona wig castelli vantaggio jersey yara ellen wille nfl gear enominado General Motors Phantom e com o codinome interno “Madame X”) é um carro-conceito criado pela General Motors (GM) em 1977.

h / t: vintag.es

O Phantom foi desenhado por Bill Mitchell e Bill Davis no “Studio X” de Mitchell. Mitchell foi um designer talentoso para a GM que projetou o Cadillac Sixty Special 1938, acrescentou barbatanas aos Cadillacs 1948 e projetou os Chevrolet Corvettes 1963 e 1968. O Phantom foi concebido por Mitchell como um presente de aposentadoria para si mesmo e também foi o último projeto para seu Studio X, que havia sido reaberto para projetar o carro. As linhas do Phantom evocam os Cadillacs do final dos anos 1930 que Mitchell havia projetado no início de sua carreira.

O Phantom é um cupê fastback de dois lugares construído no chassi de um Pontiac Grand Prix. Ele consiste apenas em um invólucro de fibra de vidro e não possui um sistema de transmissão, o que o torna inoperante.

O carro foi considerado uma “expressão pessoal” de Mitchell. Ele descreveu o Phantom como “o tipo de carro que eu gostaria de dirigir”. Mitchell elaborou que “com a crise de energia e outras considerações, o carro de glamour não estaria por aí por muito tempo. Eu queria deixar uma lembrança na General Motors do tipo de carro que amo. ” Nas palavras de Jerry Hirshberg, que mais tarde se tornaria chefe de design da Nissan, Mitchell “estava travando velhas batalhas e se afastando cada vez mais de um mundo que estava sendo redefinido pelo consumismo, pelo naderismo e por uma consciência emergente do meio ambiente”.

O projeto Phantom foi inicialmente apoiado pela Pontiac, embora eles não mantivessem o suporte durante o desenvolvimento. Mitchell enviou o carro para o Milford Proving Grounds com o objetivo de impressionar o conselho de diretores da GM. No entanto, quando o vice-presidente executivo de planejamento de produto e equipes técnicas Howard Kehrl viu o carro, ele ordenou que fosse removido do campo de provas imediatamente.

Depois de projetar o Phantom, Mitchell se aposentou em 1977, ocupando o cargo de diretor da Divisão de Estilo da General Motors na época. O carro está atualmente na coleção do Sloan Museum em Flint, Michigan.

(visitado 1 vezes, 4 visitas hoje)

Deixe um comentário

GIPHY App Key not set. Please check settings

Belas fotos do Fiat X1 / 9, um dos primeiros carros esportivos de motor médio realmente acessíveis

Belas fotos do Fiat X1 / 9, um dos primeiros carros esportivos de motor médio realmente acessíveis

Uma galeria de incríveis fotos vintage de Ferraris na década de 1970

Uma galeria de incríveis fotos vintage de Ferraris na década de 1970