em

Pintor polonês que aprendeu a “fotografar sonhos” – suas obras lhe dará pesadelos

Deixe-se levar em uma viagem através da mente curiosa de um artista polonês, Zdzisław Beksiński, que fez seu nome com suas pinturas surrealistas distópicas, repletas de imagens pós-apocalípticas e criaturas de pesadelo.

O artista não está mais conosco para melhor explicar a vasta lista de mais de 300 de suas obras, mas ele costumava dizer: “Eu quero pintar de uma maneira como se eu estivesse fotografando sonhos.” E foi exatamente isso que surgiu na minha cabeça quando eu vi pela primeira vez suas pinturas.

Essas combinações invisíveis deram origem a cenários de dobras-mentais, que dão um sentimento de ansiedade ao olhar para elas. A arte final é belamente abstrata, contudo tem o poder de invocar referências do mundo real que são assustadoras. A explicação do artista? Bem, pode estar nestas palavras enigmáticas: “O que importa é o que aparece em sua alma, não o que seus olhos vêem ou o que você pode nomear.”

 

mais: Zdzisław Beksiński

Deixe um comentário

GIPHY App Key not set. Please check settings

Incríveis maquiagens SFX por David Harris

Estátua de Ramsés II o faraó de 3000 anos de idade encontrada na favela do Cairo, é “Uma das mais importantes descobertas de todos os tempos”